Metáforas baseadas em dados rigorosos pelo tratamento da diabete
Referência do Projeto: PTDC/FER‐FIL/28278/201
Financiamento: Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I. P.
Duração: 01/10/2018 – 30/09/2021
Orçamento: € 238,242.46
Projetos em curso
Doctor-patient communication in Assisted Reproductive Medicine
IR: Elena Vegni
Equipa: Sarah Bigi, Lidia Borghi, Vito Evola, Daniela Leone, Julia Menichetti, Silvia Poli, Maria Grazia Rossi and Amanda Tedone
Breve Descrição:
O projeto «Doctor-patient communication in Assisted Reproductive Technology (ART) [A comunicação médico-paciente na Procriação Medicamente Assistida (PMA)]» tem como objetivo o de investigar as associações entre a comunicação médico-casal, a satisfação do paciente, e o envolvimento dos pacientes no contexto da PMA.
O projeto inclui um conjunto de estudos (em andamento) que procuram investigar a qualidade da comunicação no contexto da PMA. Estamos interessados na análise de:
Interpreting metaphors: a pragmatic-argumentative model of linguistic meaning
Referência do Projeto: SFRH/BPD/115073/2016
Financiamento: Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P.
Duração: Maio 2017 – Abril 2023
Breve descrição:
O projeto procura investigar os processos de interpretação de significado metafórico e, em particular, oferecer um método pragmático e argumentativo de análise e classificação de metáforas. Enquanto que os académicos têm insistido convincentemente no valor pragmático de funções metafóricas e, consequentemente, no forte poder cognitivo das metáforas na comunicação e na educação, a relação entre metáforas e argumentação tem recebido pouca atenção. Este projeto é uma primeira tentativa de avaliar o poder argumentativo e os efeitos comunicativos resultantes das metáforas ao oferecer uma análise dos processos de raciocínio usados para as interpretar.
Projetos concluídos
Met4Edu Project
Metaphors for Education. A pragmatic-argumentative model of metaphors in patient-provider interactions
Duração: 2017-2019
Financiamento: NOVA FCSH – Universidade Nova de Lisboa
Orçamento: 10 000 €
O projeto Met4Edu [Metáforas para Educação. Um modelo pragmático-argumentativo de metáforas nas interações médico-prestador de cuidados de saúde] procurou construir uma rede alargada de investigadores interessados em trabalhar sobre metáforas como utensílios educativos e argumentativos no contexto da comunicação em cuidados de saúde. Baseado nos resultados deste projeto exploratório, um projeto mais vasto vai ser submetido para financiamento.
Metaphors for diabetes
Duração: 2015-2017
Breve descrição:
Metaphors for diabetes [Metáforas para a diabetes] surgiu como uma spin-off do projeto Healthy Reasoning, com o qual partilha métodos, modelos e propostas. O projeto ajudou a dar início a uma nova linha de investigação dedicada à análise de metáforas como instrumentos de comunicação eficazes no contexto de cuidados de saúde.