Irene Maria Palmares Dias Carvalho

Professora Auxiliar

Irene Carvalho tem um doutoramento pela Northwerstern University (Estados Unidos da América). É Professora da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, onde ensina comunicação clínica ao nível pré e pós-graduado. É atualmente diretora do programa de Mestrado em Comunicação Clínica da mesma Faculdade e Presidente da Sociedade Portuguesa de Comunicação Clínica em Cuidados de Saúde (SP3CS). Para além do projeto financiado, Metáforas baseados em dados rigorosos pelo tratamento da diabete (PTDC/FER-FIL/28278/2017), fez parte do projeto Erasmus+, Therapy 2.0 – Counselling and Therapeutic Interactions with Digital Natives (2016-1-DE02-KA202-003245) e do Projeto EEA Grants, IoGeneration – Iodine Status in Portugal: the role of supplements in School Ages (Ref. 153NU2).

Publicações (seleção)
  • Martins, R. G., & Carvalho, I. P. (2019). Psychometric Properties of the MICRA Questionnaire in Portuguese Individuals Carrying SDHx Mutations. Journal of Cancer Education, 1-8.
  • Rocha, J., & Carvalho, I. P. (2019). The influence of professionals’ empathy on parents’ anxiety in cases of juvenile criminology. Social work, 64(3), 242-252.
  • Pestana-Santos, A., Loureiro, L., Santos, V., & Carvalho, I. P. (2018). Patients with schizophrenia assessing psychiatrists’ communication skills. Psychiatry research, 269, 13-20.
  • Carvalho, I. P., Pais, V. G., Silva, F. R., Martins, R., Figueiredo-Braga, M., Pedrosa, R., Almeida, S. S., Correia, L., Ribeiro-Silva, R., Castro-Vale, I., Teles, A., & Mota-Cardoso, R. (2014). Teaching communication skills in clinical settings: Comparing two applications of a comprehensive programme with standardized and real patients. BMC Medical Education, 14, 92-100.

Pode encontrar mais informação aqui.