Elena Vegni

Professora Associada

Elena Vegni é Professora Associada em psicologia clínica no Departamento de Ciências da Saúde, Universidade de Milão. Tem uma licenciatura de 4 anos em Filosofia, uma licenciatura de 5 anos em Psicologia e 4 anos de formação em Psicoterapia. Ensina relações médico-paciente e competências de comunicação e psicologia clínica a estudantes de medicina na Universidade de Milão. Trabalha também como Chefe da Unidade de Psicologia Clínica do Hospital Universitário São Paulo, Milão.

O seu trabalho académico foca-se na comunicação clínico-paciente, educação de pacientes e na experiência da doença pelos pacientes. É especialista em processos de análise de interação, e nomeadamente tem recebido formação por D. Roter no uso do Roter Interaction Analysis System. Tem também experiência em investigação qualitativa, em particular nos princípios da Análise Fenomenológica Interpretativa. É autora de vários artigos nacionais e internacionais em revistas como Patient Education and Counseling, Journal of Health Psychology, Minerva Medica e Medical Education.

Publicações (seleção)
  • Lamiani, G., Dordoni, P., Vegni, E., & Barajon, I. (2019). Caring for Critically Ill Patients: Clinicians’ Empathy Promotes Job Satisfaction and Does Not Predict Moral Distress. Frontiers in Psychology, 10.
  • Pouillon, L., Danese, S., Hart, A., Fiorino, G., Argollo, M., Selmi, C., … & Vegni, E. (2019). Consensus report: clinical recommendations for the prevention and management of the nocebo effect in biosimilar‐treated IBD patients. Alimentary pharmacology & therapeutics, 49(9), 1181-1187.
  • Leone, D., Gilardi, D., Corrò, B. E., Menichetti, J., Vegni, E., Correale, C., … & Danese, S. (2019). Psychological characteristics of inflammatory bowel disease patients: a comparison between active and nonactive patients. Inflammatory bowel diseases, 25(8), 1399-1407.
  • Leone, D., Borghi, L., Del Negro, S., Becattini, C., Chelo, E., Costa, M., … Vegni, E. (2018). Doctor–couple communication during assisted reproductive technology visits. Human Reproduction, 33(5), 877–886.